Skip to main content
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

UFC 149: O perfil de Urijah Faber

Faber já foi campeão peso leve em duas organizações menores, campeão peso pena do WEC e agora tenta se tornar campeão peso galo do UFC na edição 149 diante de Renan Barão

Veloz, ágil, resistente, nocauteador, finalizador, popular... São algumas características que se encaixam perfeitamente em Urijah Faber e motivos para preocupar Renan Barão, neste sábado, na luta pelo cinturão interino dos pesos galos do Ultimate Fighting Championship. Ambos estarão frente a frente no Canadá, no UFC 149, e, se a luta é a grande chance de Barão se firmar de vez na categoria, para Faber é a oportunidade de voltar a ser o número 1, posição que manteve no WEC, entre os pesos penas, e em organizações menos expressivas como KOTC e Gladiator Challenge.     Querido, Faber é amado pelo público.

O “California Kid” não só passa imagem positiva, ele corresponde com lutas empolgantes. Com 26 vitórias (cinco derrotas), nocauteou em sete oportunidades e finalizou 14 vezes. O lutador tem boa trocação e o jiu-jitsu sólido, afiado pelo brasileiro Fabio “Pateta” Prado. Entre as técnicas de chão mais perigosas, o estrangulamento pelas costas – mata-leão – e a guilhotina. Ao todo, finalizou seis vezes com cada golpe.

De dezembro de 2005 a junho de 2008, Faber permaneceu invicto (13 lutas). Bateu lutadores como Cole Escovedo, Bibiano Fernandes, o ex-campeão do UFC Jens Pulver e o atual campeão da sua categoria, Dominick Cruz, vítima da sua justa guilhotina. Foi freado apenas por Mike Brown, em novembro de 2008, nocauteado no primeiro assalto, quando perdeu o cinturão do WEC. Desde então, Faber tentou reaver o título em mais três oportunidades.

Novamente contra Brown, em junho de 2009, acabou derrotado na decisão dos árbitros no WEC 41. Depois, provou toda a sua resistência contra José Aldo no WEC 48, em abril de 2010, sacrificado por cinco rounds, com as pernas avariadas após tantos chutes na cocha. Urijah desceu para a categoria de galos e teve a nova chance pelo título na revanche contra Dominick Cruz, dessa vez no UFC, em junho de 2011. Após cinco rounds, foi derrotado por decisão unânime.

Seria a terceira luta entre o “Califórnia Kid” e Cruz, que foram os treinadores da 15ª edição do TUF nos Estados Unidos. Mas o atual campeão se contundiu e Renan Barão entrou em cena. Agora o desafio corresponde ao título interino.

Nascido em 14 de maio de 1979, em Isla Vista, aos 33 anos Urijah Faber tem a grande chance de voltar ao topo. Ao seu lado, a experiência de já ter sido campeão, de saber como é perder, de ter participado de diversas lutas valendo o título, de ter aguentado castigo e detonado diversos oponentes. Além disso, a torcida deve estar ao seu lado no Canadá. Mas, pela frente, ele terá um oponente também experiente, que não sabe o que é perder desde 2005, com 30 triunfos, um no contest e apenas um revés.

Dois atletas decididos, em busca do mesmo sonho, com técnicas perigosas, muitas vitórias, nocautes e finalizações na carreira. Impossível arriscar o resultado, mas uma coisa é garantida: muita ação no Octógono, neste sábado.