Skip to main content
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Top 5: Melhores momentos de Lyoto Machida

Relembre as grandes vitórias da carreira da estrela do UFC São Paulo

No próximo sábado (28), o ex-campeão meio-pesado e ex-desafiante ao cinturão dos médios do UFC, Lyoto Machida, retorna ao octógono após mais de dois anos para enfrentar Derek Brunson na luta principal do UFC São Paulo.
Dono de um currículo invejável, que inclui vitórias sobre seis ex-campeões do Ultimate, o “Dragão” é conhecido por seu estilo único, oriundo do caratê, que já lhe proporcionou vitórias impressionantes no octógono. Aqui vão cinco das mais memoráveis.
Mais UFC SP: Qual será a melhor luta do evento?Top 5 finalizações | Top 5 entradas | Top 5 encaradas | Top 5 comemorações | Garanta seu ingresso | Card completo
*Lista em ordem cronológica

Maio de 2009 - Rashad Evans
Quando chegou ao UFC em 2007, Lyoto já possuía no cartel vitórias expressivas sobre nomes como Stephan Bonnar, Rich Franklin e BJ Penn. Por isso, não foi preciso muito tempo para que o brasileiro se visse de frente com os principais nomes da organização. Após vencer quatro lutas em seu primeiro ano no Ultimate, Lyoto despachou o ex-campeão Tito Ortiz e seu compatriota Thiago Silva a caminho de um title-shot, que veio contra o recém-coroado e invicto Rashad Evans em 2009, em uma luta na qual o “Suga” não teve a menor chance, sofrendo um nocaute que estará para sempre nos vídeos de momentos mais espetaculares do UFC.
Abril de 2011 - Randy Couture
Após perder o cinturão para Mauricio Shogun e sofrer uma derrota polêmica para Rampage Jackson, Lyoto foi incumbido de enfrentar Randy Couture na última luta da carreira do membro do Hall da Fama do UFC. É claro que o “Natural” gostaria de fazer uma despedida memorável, e Lyoto tratou de ajudá-lo com isso, apesar de a memória que ficou não ter sido exatamente a que o norte-americano gostaria. Lyoto encerrou a brilhante carreira de Couture com um chute á là “Karate Kid”, em outro momento que ficará para a história do Ultimate.
Agosto de 2012 - Ryan Bader
O nocaute sobre Couture rendeu a Lyoto uma nova chance pelo cinturão dos meio-pesados contra Jon Jones, na qual o brasileiro foi finalizado. Em busca de reabilitação, ele enfrentou Ryan Bader e calou os que chamam de “conservador” seu estilo de contra-ataque ao esquivar de um golpe de Bader e contragolpear imediatamente com um direto que entrou em cheio no rosto do norte-americano, levando-o instantaneamente a nocaute.
Outubro de 2013 - Mark Muñoz
Uma derrota para Phil Davis em 2013 encerrou a jornada de Lyoto Machida como meio-pesado no UFC e, menos de três meses depois, o “Dragão” fazia sua estreia entre os médios encarando seu ex-parceiro de treinos, Mark Muñoz. Logo em sua primeira luta na nova divisão, Machida mostrou que havia levado consigo toda sua agilidade e poder de nocaute para a nova categoria, liquidando Muñoz com um chute na cabeça e mostrando toda sua esportividade e espírito das artes marciais ao não conectar um segundo golpe quando percebeu o adversário apagado.
Dezembro de 2014 - CB Dollaway
Com duas vitórias seguidas nos médios, Lyoto desafiou o então campeão Chris Weidman, mas acabou derrotado em uma equilibrada luta em julho de 2014. O brasileiro mais uma vez não demorou para voltar à ação, encabeçando um evento no estado de São Paulo, em Barueri, no final daquele ano, contra CB Dollaway, e mais uma vez se reabilitou em grande estilo, conectando um chute fortíssimo nas costelas do “Doberman” e liquidando a fatura com uma sequência de socos. Esta foi, até então, a última vitória de Machida no octógono, o que ele tentará mudar neste sábado, novamente em uma luta principal em São Paulo, mas desta vez contra Derek Brunson.
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Baixe o aplicativo do UFC