Skip to main content
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Tiago Alves e Yan são os primeiros classificados

Derrotando Cleiton Foguete e David Vieira por decisão e finalização, respectivamente, Tiago e Yan se classificam e abrem placar de 2 a 0 para o Time Werdum  

Brincadeiras com colchões e vestiários marcam episódio, que revela espírito "arteiro" dos 14 integrantes da segunda temporada do programa  
  Após machucar a mão durante batalha contra David, Yan Cabral aguarda veredito médico para saber se poderá continuar na competição  

"Não quero saber de comer, não quero saber de dormir, quero saber de guerra". A frase de Yan Cabral definiu o espírito do terceiro episódio do The Ultimate Fighter Brasil 2. Exibido neste domingo, 31, o programa revelou a casa e academia onde os 14 participantes morarão pelas próximas semanas, os dois primeiros classificados para as quartas de final e, por fim, o que pode se esperar dos bagunceiros participantes da segunda temporada do reality show. Colchões, sapatos e vestiários não foram poupados na guerra entre os Times Nogueira e Werdum. Tiago Alves e Yan Cabral foram os primeiros classificados para a próxima etapa, colocando o Time Werdum dois pontos à frente do placar. No fim do episódio, suspense: com a mão machucada durante o embate, Yan não sabe se sua lesão foi grave o suficiente para retirá-lo de vez da competição. O destino de Yan será selado no quarto episódio, que promete ainda mais tensão entre as equipes, um desafio empolgante e um nocaute devastador.

Confusões à parte, o terceiro episódio veio com algumas boas notícias para os 14 participantes: a repescagem e os generosos bônus da temporada. Os técnicos Rodrigo Minotauro e Fabrício Werdum informaram que, completando as oitavas de final, uma luta adicional será adicionada, dando a um lutador eliminado na etapa inicial a chance de reintegrar à competição. Desde modo, uma derrota na primeira fase não significa necessariamente o fim da jornada. Além disso, os lutadores receberão premiações em dinheiro de acordo com seus desempenhos. Fora o vencedor da temporada e seu respectivo técnico, que receberão um Renault Duster 0 Km cada, os prêmios ao longo da edição serão:

Melhor Nocaute: 50 mil reais
Melhor Finalização: 50 mil reais
Melhor Luta: 50 mil reais (para cada)
Qualquer finalização ou nocaute: 10 mil reais

"Pegadinhas" na casa e na academia ditam o tom do terceiro episódio

Logo no primeiro contato com a luxuosa casa desta temporada do programa, alguns papéis ficaram definidos. O argentino Santiago já apelidou, de cara, o agitado Patolino: "Chatolino". Sempre ativo, o carioca já começou a divertir e irritar os companheiros de casa: "ele é legal nos primeiros cinco minutos, mas depois, você já quer arrancar o bico dele", brincou Leo Santos.
Patolino aprontando

As brincadeiras do carioca incomodaram particularmente Yan Cabral, apelidado pelos companheiros de "Presidente", que chegou a "engrossar" durante um treino após ficar farto das peripécias do membro mais jovem da casa. "Ele é um garoto de 21 anos, eu entendo ele, ele está deslumbrando", reclamou Cabral. "Mas tem horas que passa do ponto".

Não foi Patolino, contudo, que começou a criar as verdadeiras encrencas da casa, e sim os membros doPatolino aprontando Time Werdum - encorajados por Yan. Voltando do primeiro treino, os membros da equipe amarela decidiram aplicar a primeira "pegadinha" da temporada, divertindo-se com os colchões de todos os participantes da casa. Após brincarem de pular os objetos na piscina, de "navegar" no lago e de escorregar pelo jardim, eles tiveram que lidar com a ira dos participantes do time oposto, que não gostaram nada de chegar do treino e descobrir que teriam que dormir sem o conforto de seus colchões macios. "Coisa de moleque mesmo, homem não tem esse tipo de atitude", reclamou o membro do Time Nogueira Luiz "Besouro".

Mas a brincadeira não ficou barata, e em seu devido o tempo o Time Nogueira decidiu revidar: esperando os rivais saírem para o treino, invadiram seus vestiários e começaram a jogar espuma de barbear em seus pertences. Nem Wanderlei Silva ficou a salvo, tendo seu sapato encharcado. Embora entretidos, Márcio Pedra e Pedro Iriê repreenderam a atitude. "Pelo menos os nossos mestres eles podiam respeitar", comentou Iriê. O que não impediu o time amarelo de fazer o mesmo. No fim das contas, os dois vestiários acabaram com seus armários derrubados, tatames virados e pertences pessoais devidamente inundados. Santiago pareceu particularmente entretido pela situação, levando tudo na brincadeira. "O que fizerem com a gente, pode ter certeza que vai ter volta", comentou Juliano Ninja.

Duas lutas definem primeiros classificados para as quartas de final
Após vencer na moeda no segundo episódio, Werdum escolheu o direito de casar a primeira luta das oitavas de final. O técnico optou por confrontar o paulista Tiago Alves, destaque do jiu-jitsu invicto na carreira profissional, contra Cleiton "Foguete", o nocauteador do Rio Grande do Sul que já havia confessado estar machucado após a batalha para entrar na casa. A atitude de casar um lutador "saudável" contra um machucado foi criticada por Rodrigo Minotauro, ao que Werdum rebateu "a intenção era essa mesmo, de desestabilizar o time oposto".

Tiago Alves domina Cleiton "Foguete" no chão e leva primeira vitória da casa
Tiago desfere um low kickTiago mostrando que sabe luta em pé
A luta começou com uma trocação tímida. Foguete tentava manter a distância, enquanto Tiago tentava encurtar para aplicar sua estratégia. Após trocas de golpes sem eficiência, Tiago partiu para a queda, derrubando o oponente com um single leg e se mantendo por cima no chão. Tiago conseguiu ainda a montada duas vezes, enquanto Foguete brigava para manter as costas afastadas do chão. No final do round, Foguete chegou a retomar brevemente a batalha de pé, mas não tardou para ser derrubado de noite. Por fim, viu-se totalmente dominado durante grande parte do assalto inicial, enquanto Tiago, apesar de competente na estratégia de manter-se no domínio por cima, não conseguia finalizar.

O segundo round foi de ainda maior domínio para Tiago Alves. Após uma tentativa frustrada de um chute rodado de Foguete, o rival do time Werdum conseguiu novamente derrubar, mantendo-se por cima. O lutador do Time Nogueira resistia como podia, mas não conseguia se desvencilhar do peso do adversário, muito veloz em suas transições no chão. Mais de uma vez, Tiago conseguiu a montada, e Foguete, apesar dos gritos do técnico para escapar o quadril e retomar o embate de pé, nada conseguia fazer para reagir às investidas do adversário. Vitória de Tiago Alves por decisão unânime dos jurados após dois rounds.

"O Time Werdum começou bem e vai terminar muito bem", comentou Tiago. "Ouvi que disseram que eu ia morrer no gás, mas acho que mostrei que soco bem, que chuto bem e que, se cair por baixo de mim, 'tá ferrado', não levanta mais", comemorou.

Yan finaliza David Vieira, mas, ameaçado por lesão, pode ter que sair prematuramente
Grande alvo de todos os membros do Time Nogueira após liderar a "pegadinha" dos colchões, Yan Cabral foi o escolhido do Time Werdum para a segunda luta. Natural de Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, Yan entra na casa com um impressionante cartel invicto de dez vitórias - todas por finalização. O adversário escolhido por Werdum para enfrentar Yan foi o carioca David Vieira - apesar dos pedidos insistentes de Patolino. David, que também vem do jiu-jitsu, também tem um histórico invicto fora da casa, com quatro vitórias.

O primeiro round foi movimentado. Logo no início, David tentou derrubar, buscando a perna de Yan para finalizar, mas o membro do time amarelo conseguiu rodar, manter-se por cima e se desvencilhar. David buscava as costas e não soltava, mas Yan conseguiu ficar de pé e, mantendo a calma, conseguiu fugir da "mochilada" de David e voltar para a posição de cima. David trabalhava agressivamente por baixo, mantendo a guarda e buscando posições, mas, muito calmo, Yan se esquivava e mantinha a postura. Cabral conseguiu botar o embate de pé, mas David, sempre grudado, jogou-o de volta ao chão. Mais para o final do round, Yan continuava por cima e já conseguia impor mais o seu jogo, enquanto David, aparentemente cansado, diminuía a intensidade de suas investidas. Yan mais uma vez ficou de pé, e terminou o round dominando, conseguindo montar e castigando o adversário do Time Verde.

A possibilidade de ter quebrado a mão, comunicada ao técnico Fabrício Werdum no intervalo do primeiro round, não impediu Yan de voltar com agressividade - embora investindo ainda mais no jiu-jitsuYan tentando um katagatame estratégico como trunfo. Novamente caindo por cima, Yan trabalhava com calma, enquanto David usava os ganchos e os longos braços para manter a distância e evitar ser "amassado" no chão. O "Presidente" mantinha a calma, acertando golpes contra o rosto e buscando modos de finalizar. Na segunda metade do round, Yan conseguiu montar, partindo para as costas e encaixar o justo mata-leão que pôs fim ao embate. Vitória de Yan Cabral por finalização no segundo round.

Porém, a comemoração deu lugar à preocupação quando Yan retornou ao vestiário e constatou a mão dolorida e inchada. Enquanto os técnicos e treinadores tentavam tranquilizá-lo com a possibilidade de ter sido apenas um "mau jeito", Yan demonstrava preocupação. "Foi só uma luta, mas tem mais, bróder", comentou, visivelmente abalado com a possibilidade de algo mais sério. Ainda no vestiário, o médico analisou a lesão e determinou a necessidade de uma radiografia. O episódio terminou com Yan sendo levado para o hospital e torcendo para o melhor. "Tomara que não tenha sido nada", comentou.