Embedded
Pela segunda vez na temporada inaugural do TUF Brasil, uma luta (a última quarta de final dos médios) foi definida no episódio anterior. Deixando os fãs e especialistas com uma semana inteira pela frente para fazer suas considerações sobre Delson Pé-de-Chumbo vs. Serginho Moraes.
Antes da encarada entre os dois lutadores no duelo final das quartas do peso médio, envolvendo Serginho e Pé-de-Chumbo, Vítor Belfort - que voltou a vencer após o revés na última quarta de final dos penas - chamou todos os classificados das duas divisões até agora. A iniciativa lembrou o bom Pride FC, que apresentava todos os seus competidores antes das lutas terem início no extinto evento.
Na análise que os dois técnicos fizeram sobre seus comandados para o último embate peso médio das quartas, Vítor mostrou que esperava que Serginho utilizasse seu Jiu-jitsu de campeão mundial para dar as cartas. Porém ele ressaltou que não viu Serginho muito empenhado em sua preparação na casa. Já Wanderlei Silva acreditava que Pé-de-Chumbo, e sua experiência aliada ao jogo em pé são as armas que devem lhe render o triunfo.
Os dois faixas pretas de Jiu-jitsu, Pé-de-Chumbo (Time Wanderlei) e Serginho (Time Vítor), que já conquistaram importantes títulos na arte suave, verbalizaram todas as dificuldades que ambos tiveram antes de chegar onde estão atualmente. Independente de viver em Teresópolis ou na periferia de São Paulo, os dois partiram um dobrado!
A visita de Anderson "The Spider" Silva, campeão peso médio do UFC animou demais o lado azul da casa. E apenas ele! Já que o líder do ranking Pound-for-pound do MMA, não tem simpatia por Vítor. Mesmo sem a presença de Vítor nas dependências do CT do TUF Brasil, Anderson não foi até o vestiário verde, fator que privou a equipe de ter um contato com o campeão. The Spider, além de tudo isso, fez parte do antigo esquadrão de Wanderlei e Rafael Cordeiro (a Chute Boxe), então o entrosamento com o Time Wanderlei foi mais que perfeito. Leonardo Macarrão teve seu sonho realizado e deu um treininho com o campeão, que fingiu ser nocauteado pelo feliz pupilo de Wand.
A luta:
Um surpreendente chute frontal desferido por Serginho na direção do rosto de Pé-de-Chumbo foi o primeiro momento de ação do round. O representante do Time Wanderlei respondeu com um direto de direita, porém ele não insistiu em uma sequência após isso. Os dois clincharam e trocaram joelhadas um tanto despretensiosas, até que uma acidental acertou abaixo da linha de cintura de Pé-de-Chumbo, e aluta foi interrompida por alguns segundos.
Na volta, aproveitando um chute de direita de Pé-de-Chumbo, Serginho agarrou a perna e levou seu oponente para baixo com facilidade. Pé-de-Chumbo tentou trabalhar com a guarda aberta e ficou na levantada técnica enquanto Wand pediu para ele levantar. A luta voltou em pé por alguns segundos, mas uma espécie de "tilt" afetou Pé-de-Chumbo, que na tentativa frustrada de levar para o solo quase cedeu a montada, e em um movimento errado deu as costas para Serginho, que não titubeou. De lá, foi uma questão de segundos até o representante do Time Vítor aplicar um mata-leão e finalizar o duelo de campeões mundiais de Jiu-jitsu no Octógono do TUF Brasil.
"Pô galera ai da Vila Olímpia, Cohab, pô família Alliance ai do coração 'tamo todo mundo junto'. Tô muito feliz, muito feliz. Obrigado todo mundo que torceu, todo mundo que acreditou." Festejava Serginho antes de falar os nomes dos filhos e prometer presentes melhores. "Minha filha que esta sempre comigo, a Bia e lógico meu filho, o Rick também, tá certo, eles estão sempre comigo. [A vitória] Foi para vocês. Papai está chegando, o dinheiro está aumentando, o presente também vai aumentar."
Sete do Time Vitor e apenas um do Time Wanderlei nas semifinais das duas categorias (pena e médio) abre margem para uma questão: Como equilibrar as disputas sem favorecer ou prejudicar nenhum competidor? Dana White, presidente do UFC, tem a resposta direta com uma redistribuição dos classificados.
A equipe verde, de Vitor Belfort, fica desconfortável com a possibilidade na mudança das equipes, exceção para Serginho e Thiago Bodão. Os dois possuem uma opinião sobre a filosofia do Time Vitor, e o que foi ou não utilizado realmente.
Wanderlei enviou Vina e Reneé Forte sem titubear para Vítor, enquanto um sorteio definiu que Pé-de-Chumbo também seria um integrante do time verde.
Vítor, nitidamente descontente e emocionado, argumentou sobre aqueles atletas que não poderiam ir de maneira alguma para o time azul, por isso enviou Serginho, Bodão e Godofredo Pepey. As duas primeiras escolhas já tinham mostrado seu desejo pela troca, Pepey não.
Para o 10º episódio do TUF Brasil, você precisa ficar alerta nas alterações cruciais nas duas equipes. Time Vítor, vencedor de sete lutas nas quartas, e Time Wanderlei, que triunfou em apenas uma, agora contam com novos membros. Com esta situação, antigos parceiros de treinos da equipe verde podem vir a ser enfrentar antes do que muitos esperavam. Fiquem ligados no próximo domingo.