Skip to main content

Primeiro episódio do TUF Brasil terá 16 combates para definir lutadores que entram na casa

Neste domingo, dia 25, reality show do Ultimate Fighting Championship®
estreia na Rede Globo logo após a exibição do Big Brother Brasil 12

Representantes de 15 diferentes estados duelam já no primeiro episódio por vaga no “Time Wanderlei” e “Time Vitor”

The Ultimate Fighter Brasil® terá 13 episódios e boletins às quintas-feiras e sábados

Os reality shows viraram febre no Brasil e o Ultimate Fighting Championship® também. No momento em que o MMA se consolida como um dos esportes mais populares do país, é chegada a hora da série The Ultimate Fighter®, em sua primeira versão internacional, estrear na Rede Globo. Produzida pela Floresta, a inédita versão nacional de grande sucesso nos EUA e Canadá terá como técnicos as lendas Wanderlei Silva e Vítor Belfort e mostrará no primeiro episódio 32 lutadores (divididos entre representantes do peso pena e médio) em busca do título de Ultimate Fighter e de um contrato com o UFC.

O 1º episódio será exibido neste domingo, dia 25, logo após o BBB 12. Todos os episódios irão ao ar aos domingos. Os fãs também poderão conferir os boletins semanais sempre às quintas-feiras, após o Jornal da Globo, e aos sábados, após o Supercine. No 1º boletim semanal, serão definidos os confrontos de domingo. Já no segundo, serão apresentados os perfis dos participantes e a expectativa dos técnicos e companheiros de confinamento.

Os 16 lutadores que saírem vencedores no primeiro episódio serão divididos entre “Time Vitor” e “Time Wanderlei”, sendo quatro atletas da categoria pena (até 66 Kg) e quatro da categoria médio (até 84 Kg). Os dois vencedores do programa serão conhecidos em um evento ao vivo em junho, no Rio de Janeiro.

Entre os 32 participantes, há representantes de 15 diferentes estados: São Paulo (8), Paraná (4), Rio de Janeiro (3), Amapá (2), Santa Catarina (2), Ceará (2), Brasília (2), Rio Grande do Norte (2), além de Minas Gerais, Roraima, Bahia, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Amazonas e Paraíba, com um representante cada.

O confinamento

Os participantes foram divididos aleatoriamente pelos cinco quartos da casa. Eles são responsáveis por cozinhar e manter a casa em ordem. Com circulação restrita, os escolhidos só podem sair da casa para o Centro de Treinamento, onde treinam e lutam em um octógono oficial do UFC. As primeiras 16 lutas, no entanto, foram filmadas no Rio de Janeiro, cidade onde foram realizadas as duas edições do evento no Brasil.

Os detalhes da casa são sigilosos, mas já foram antecipadas algumas visitas ilustres à casa e ao centro de treinamento dos lutadores. O campeão dos pesos penas José Aldo, o campeão peso pesado Junior Cigano, os ex-campeões meio-pesados Lyoto Machida, Maurício Shogun e Diego Brandão, único brasileiro a vencer uma edição do reality, serão alguns dos personagens que os espectadores verão ao longo da temporada. Assim como o campeão dos pesos médios Anderson Silva, que chegou a treinar com a equipe do Wanderlei Silva, e Demian Maia.

The Ultimate Fighter é um dos reality shows esportivos de maior sucesso dos Estados Unidos, tendo revelado alguns dos lutadores mais talentosos do UFC. No ar desde 2005, o programa foi um dos responsáveis por alavancar a popularidade da organização entre o público americano. A primeira edição, que teve como técnicos os ídolos Chuck Liddell e Randy Couture, apresentou nomes como Diego Sanchez (campeão dos pesos médios da edição), Forrest Griffin (vencedor entre os meio-pesados), Josh Koscheck, Stephan Bonnar, Kenny Florian e Mike Swick.

Os 16 confrontos:

Pesos penas

Godofredo Pepey vs Johnny “Cabeça” Gonçalves
Rony “Jason” Mariano vs Dileno Lopes
Hugo “Wolverine” Viana vs Alexandre “Sangue” Ramos
Rodrigo Damm vs Fabricio “Guerreiro” da Silva
Fernando Guerra vs Wagner “Galeto” Campos
John “Macapá” Teixeira vs Giovanni “Soldado”
Anistávio “Gasparzinho” Medeiros vs Rafael Bueno
Marcus Vinícius “Vina” Pancini vs Pedro Nobre

Pesos médios

Charles Maicon vs Francisco “Massaranduba” Drinaldo
Cezar “Mutante” Ferreira vs Gustavo “Labareda” Sampaio
Daniel Sarafian vs Richardson “Monstrão” Moreira
Sergio Moraes vs Thiago Rela
Tiago “Bodão” Perpétuo vs João Paulo “Tuba”
Fabio “Bolinho” da Costa vs Renee Forte
Gilberto “Giba” Galvão vs Delson “Pé de Chumbo” Heleno
Leonardo “Macarrão” Mafra vs Samuel Trindade