Skip to main content
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Junior Cigano e o quarto passo no UFC

Por Martins Denis

Os nocautes que o brasileiro Junior "Cigano" dos Santos impôs em seus quatro compromissos no UFC, onde ele vem atuando desde 2008, foram espetaculares. Derrubando veteranos e promessas em cada um dos quatro passos dados no octógono, Cigano começou o ano de 2010 mandando mais um para lona. Dessa vez o nocauteador holandês Gilbert Yvel no UFC 108 do último dia 2 de janeiro. A data, que para muitos ainda é de celebração pelas festividades de final de ano, para Cigano foi diferente.

"Passar o ano novo longe do Brasil, não foi muito bom", ele disse. "Mas acredito que fui recompensado pelas privações que passei".

O representante da equipe Minotauro Team chegou para enfrentar Yvel com a mesma gana que lhe rendeu nove vitórias em 10 lutas disputadas. Mas algo estava diferente e quando você olhava para o atleta, a orelha esquerda estava maior que a direita - deixando a imagem de uma 'bomba' que poderia explodir tão logo Yvel desferisse um soco naquela região.

"Estava quebrada (risos), nunca tinha me acontecido nessa proporção", ele disse sobre a bizarra orelha. "Mas não era uma preocupação para a luta, estava dolorida, mas não era nada demais".

Cigano tomou a iniciativa desde o princípio, sem temer o que ele acreditava ser a tática de Yvel, o contra-ataque. E ironicamente foi o contra-ataque que começou a definir a luta aos 2:07 quando Cigano conectou um gancho de esquerda no holandês que possui nocautes em cima de strikers como Pedro Rizzo, Semmy Schilt e Cheik Kongo.

Arriscando um inglês nas entrevistas após a luta, o atleta nascido na cidade de Caçador em Santa Catarina, mas residente em Salvador na Bahia vai atraindo mais atenção e se sentindo mais a vontade dentro do octógono. Tanto assim que Cigano sorriu depois de um chute alto desferido por Yvel e prontamente defendido por ele.

"Era muito difícil ele me pegar com aquilo né"? Ele disse esbanjando confiança e completando ao falar do seu inglês. "Ainda estou aprendendo, às vezes eu falo alguma coisa, mas ainda não dá para seguir até o fim sem uma ajudinha.

"O mais importante é que já me sinto em casa lá e muito mais confiante na minha movimentação dentro do octógono".

Cigano pretende aproveitar a luta no segundo dia do ano, para lutar mais em 2010 do que fez nos anos anteriores. O plano é de atuar pelo menos mais duas vezes. Entretanto isso é incerto momentaneamente, a única certeza é, que depois desses quatro nocautes, vão querer testar seu chão, que segundo Cigano está em dia.

"Ganhei minha faixa marrom do mestre Iuri Carlton e os irmãoes Nogueira (Rodrigo e Rogério) assinaram embaixo," ele disse. "Eu tenho me empenhado bastante nos treinos de chão, então estou pronto para lutar no solo também".

Curtindo uns poucos dias de férias na Bahia, Cigano já tem data definida para voltar ao batente e será para ajudar o amigo/professor, Rodrigo "Minotauro" Nogueira.

"Lá pelo dia 20 retorno a San Diego para fazer parte da preparação do Rodrigo para a luta contra o Cain Velasquez no UFC 110," ele diz. "Depois disso devo ir para o Rio de Janeiro ficar no aguardo do meu próximo compromisso". Finalizou o atleta que aumentou seu recorde para 10v-1d.