Skip to main content
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Georges St-Pierre - Sete Momentos de Definição

Por Thomas Gerbasi

Campeão do peso meio médio do UFC, Georges St-Pierre sempre foi um dos maiores talentos do MMA. Mas quais foram os sete momentos definitivos da carreira da estrela canadense que no próximo dia 27 de março defende seu título contra Dan Hardy? Fique por dentro dessa lista.

Matt Hughes I – 22 de outubro, 2004 – UFC 50

Resultado: Hughes por finalização

O garoto de Montreal fez muito sucesso nas suas primeiras lutas no UFC vencendo o jovem Karo Parisyan no UFC 46 e Jay Hieron no UFC 48. Mas apenas quatro meses depois da sua luta com Hieron, St-Pierre, com sete vitórias e nenhuma derrota, se encontrou no octógono com seu herói, Matt Hughes. Como ele me disse antes do seu segundo confronto contra Hughes, "A primeira vez que eu lutei contra ele, eu estava lutando contra meu ídolo", admitiu. "Foi a primeira vez que fiz algo assim, ele estava na minha frente e na minha cabeça era impossível fazer qualquer coisa porque ele era bom demais". GSP conseguiu manter-se durante boa parte do primeiro round, até que Hughes conseguiu encaixar um armlock faltando alguns segundos para o fim do primeiro assalto. St-Pierre imediatamente bateu, sem saber que se tivesse segurado por mais um segundo, ele teria garantido sua ida para o segundo round. Foi uma jogada que fez o público a questionar sua decisão, a qual ele se arrependeu instantaneamente. "O momento que eu vi o replay da luta, eu percebi que estava mandando muito bem", ele disse. "Eu vi que podia ter batido o cara". E ele teve que esperar mais dois anos por essa oportunidade.

BJ Penn – 4 de março, 2006 – UFC 58

Resultado: St-Pierre por decisão dividida

Foi uma luta dos sonhos, mas depois do fim do primeiro round, poucos apostavam que St-Pierre sairia vitorioso. "O primeiro round (contra Penn) foi o pior round da minha vida", admitiu St-Pierre depois da luta. "Na verdade, se você olhar meu histórico, eu nunca tinha perdido um round para ninguém (naquele momento). Mesmo quando eu lutei contra Matt Hughes, os juízes me davam vantagens – eu perguntei a eles na época se eles teriam me dado o round. Então esse round (contra Penn) foi o único que perdi". GSP não apenas perdeu, mas foi completamente derrotado pelos avanços de Penn e muitos se questionavam se ele voltaria ao combate. Ele voltou, mostrando coração de campeão e conquistando os dois rounds seguintes e a decisão. Foi o momento em que os lutadores devem provar o seu valor e St-Pierre passou com méritos. "Aquilo provou para todos que eu estava muito mais forte mentalmente do que na época que enfrentei Matt Hughes", disse St-Pierre. "Eu consegui retornar depois de um primeiro round ruim e conquistei a vitória. Acho que essa é a diferença entre um campeão e um cara que sempre será duro, mas nunca um campeão. Você pode ser habilidoso, mas se você não tem a força mental você não vai a lugar nenhum e, nesse esporte, mais cedo ou mais tarde você precisará disso para vencer uma luta".

Matt Hughes II – 11 de novembro, 2006 – UFC 65

Resultado: St-Pierre por nocaute

Depois de cinco vitórias consecutivas no UFC, St-Pierre merecia uma segunda chance pelo título contra Hughes um dos lutadores mais fortes da história do octógono. Hughes descobriu logo que St-Pierre era um lutador diferente daquele de dois anos atrás ao ser rechaçado sem qualquer esforço. No segundo round, o nativo de Montreal derrubou Hughes com um chute na cabeça e, alguns segundos depois, um novo campeão era coroado. Parecia ser um reino que duraria pelo tempo que St-Pierre desejasse, mas nem sempre as coisas saem como planejamos.

Matt Serra – 7 de abril, 2007 – UFC 69

Resultado: Serra por nocaute

Para a maioria das pessoas, Matt Serra nem precisava aparecer na luta pelo campeonato contra St-Pierre no UFC 69. Mas existe uma razão pela qual as pessoas lutam as lutas e os resultados não são determinados por mensagens em fóruns ou talk shows, e quando dois grandes atletas se enfrentam, qualquer coisa pode acontecer. E no MMA um pequeno erro ou um segundo perdido de foco pode significar a derrota.

St-Pierre, muito assediado antes da luta por conta de questões pessoais, descobriu isso de uma forma dura quando Serra entrou no octógono preparado, confiante e solto. O nativo de Nova York impôs um desempenho impressionante e parou GSP no primeiro round.

Josh Koscheck – 25 de agosto – UFC 74

Resultado: St-Pierre por decisão unânime

Essa pode ter sido a luta mais importante da carreira de St-Pierre. Depois da derrota para Serra, o assunto era que GSP era muito talentoso, mas não tinha aquele fator a mais que o tornaria incrível. Isso mostrava o quão rápido as pessoas haviam esquecido da sua volta para o R2 contra Penn ou das suas inúmeras vitórias dominantes rumo ao título da divisão. St-Pierre preferiu manter-se quieto e focar no trabalho, determinado a ensinar uma lição a todos os céticos. A lição que ele mostrou a todos ao dominar o craque do wrestling Josh Koscheck no UFC 74 foi a de que não dá para deixar o grande cara de fora, e que ele estava de volta e não iria a lugar nenhum.

Matt Serra II – 19 de abril, 2008 – UFC 83

Resultado: St-Pierre por nocaute

Se GSP iria deixar a pressão pesar sobre ele, essa seria a noite. Ele não apenas iria encarar o cara que o nocauteou, mas o faria em Montreal, sua cidade natal, com seus fãs lotando o Bell Centre para vê-lo em ação. Mas ele não desapontou, parando Serra no segundo round com um ataque cheio de domínio e disciplina. "A pressão estava lá. Mas eu entro no meu melhor quando estou sendo pressionado – me mantém afiado e ligado no que está acontecendo".

BJ Penn II – 31 de janeiro, 2009 – UFC 94

Resultado: St-Pierre por nocaute

Quase três anos depois do primeiro confronto entre eles, St-Pierre e Penn voltaram a se encontrar na grande luta de 2009. Mas dessa vez não foi uma guerra de 15 minutos para lá e para cá. Maior e mais forte que Penn, St-Pierre manteve o controle durante os quatro rounds até que os segundos do havaiano decidiram que já haviam visto o suficiente e decretaram o fim da luta antes do último assalto. Depois de todos os comentários maldosos antes da luta, essa foi uma das vitórias mais satisfatórias da carreira de St-Pierre.