Skip to main content
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Frank Mir - Sete Momentos de Definição

Por Thomas Gerbasi  - Para alguém que tem uma carreira no MMA que abrange apenas 17 lutas profissionais, Frank Mir foi visto em mais do que metade dela com retornos e reviravoltas. No dia 27 de março, no Prudential Center, em Newark, Nova Jersey, o mais recente capítulo na carreira do nativo de Las Vegas será vê-lo enfrentar Shane Carwin pelo título interino dos pesados do UFC, uma luta que tem o potencial de ser adicionada a esta lista de Mir e seus sete momentos de definição. 

Por Thomas Gerbasi  

 

Para alguém que tem uma carreira no MMA que abrange apenas 17 lutas profissionais, Frank Mir foi visto em mais do que metade dela com retornos e reviravoltas. No dia 27 de março, no Prudential Center, em Newark, Nova Jersey, o mais recente capítulo na carreira do nativo de Las Vegas será vê-lo enfrentar Shane Carwin pelo título interino dos pesados do UFC, uma luta que tem o potencial de ser adicionada a esta lista de Mir e seus sete momentos de definição.  

 

Ian Freeman - 13 de julho de 2002 - UFC 38  

Resultado - Freeman vence por TKO - R1  

Quatro meses após Mir finalizar Roberto Traven, ele precisou de apenas 46 segundos para finalizar o veterano Pete Williams no UFC 36. Agora, a questão não era se ele iria lutar pelo título pesado, mas quanto tempo isso levaria, e em quantos segundos. Mas, quando o UFC fez sua primeira viagem ao Reino Unido para o show de número 38 em Londres, Mir tinha pela frente um tipo homem em Ian Freeman que tinha lutava por mais que o pagamento após o combate. O pai de Freeman lutava contra um câncer, e ao fim de tudo, ele faleceu no dia anterior a luta. Freeman, que dedicou a luta a seu pai, não sabia da morte, e colocou seu coração na luta, parando o elogiado Mir aos 4:35 do primeiro round. Foi uma emocionante vitória para Freeman e uma devastadora derrota, "de volta a realidade", para a Mir.  

 

Tank Abbott - 28 de fevereiro de 2003 - UFC 41  

Resultado - Mir vence por finalização - R1  

Com sua aura de invencibilidade quebrada, Mir foi trazido de volta sete meses mais tarde para enfrentar o brigador Tank Abbott, que estava lutando pela primeira vez em cinco anos. Para alguns repórteres, isso era como se Mir estive servindo de escada para o retorno da Abbott, para outros, era o contrário, Mir ia mostrar para Tank que este não era mais o antigo UFC. A segunda alternativa mostrou-se correta, quando Mir facilmente finalizou Abbott com uma americana no pé em 46 segundos.  

 

Tim Sylvia - 19 de junho de 2004 - UFC 48  

Resultado - Mir vence por finalização - R1 

Mir teve a vitória sobre Abbott e duas vitórias mais sobre Wes Sims e aproveitou-as em uma luta pelo título vago do peso pesado do UFC contra Tim Sylvia. Naturalmente, a imagem da Mir tinha sido manchada com a derrota para Freeman, mas uma vitória sobre Sylvia iria apagar essas lembranças, e foi isso que Mir fez. Em apenas 50 segundos encaixou um armlock no braço de Sílvia e o quebrou, forçando a interrupção do combate. Frank Mir era agora campeão dos pesos pesados do UFC, e o futuro era brilhante e aparentemente interminável até que um acidente de moto três meses depois quase acabou com tudo.  

 

Marcio 'Pé de Pano' Cruz - 4 de fevereiro de 2006 - UFC 57  

Resultado - Pé de Pano vence por TKO - R1  

Em um devastador acidente de moto em setembro de 2004, Mir quebrou a perna em dois lugares e isso o obrigou a ficar de fora das lutas. Era questionável se ele iria lutar novamente e eventualmente ele foi destituído de seu título dos pesados do UFC. Após um árduo processo de reabilitação, Mir anunciou que estava voltando em 2006. E muitas especulações começaram imediatamente, principalmente quando o adversário foi anunciado, o especialista em Jiu-jitsu Marcio 'Pé de Pano' Cruz. A maioria imaginou que Mir seria capaz de montar uma ofensiva suficiente para se aproveitar do inexperiente (no MMA) Pé de Pano. Nada disso. Pé de Pano conseguiu abrir um corte em Mir e seguiu com um ground and pound que o levou a vitória no que foi visto como um acontecimento surpreendente. Mir disse após a luta: "Estou muito desapontado. Foi tempo demais de fora. Eu pensei que estava pronto, mas não posso desistir ".  

 

Brock Lesnar - 2 de fevereiro de 2008 - UFC 81  

Resultado - Mir vence por finalização - R1 

Mir finalizou Antoni Hardonk no UFC 74 em agosto de 2007 e depois foi aparentemente e novamente trazido para servir de escada para o novato no UFC Brock Lesnar. Mas depois de quase ser amassado pelo ex-pro wrestler, Mir mostrou a presença de espírito em buscar uma finalização durante um ataque, e quando pôs Lesnar em um leglock, foi fim de jogo para o futuro campeão do pesado do UFC. Mais importante, a vitória ressuscitou a carreira de Mir, o colocou como treinador no The Ultimate Fighter 8 e em uma chance de disputar o cinturão interino de Rodrigo 'Minotauro' Nogueira. Ele seria capaz de capitalizar?  

 

Antonio Rodrigo Nogueira - 27 de dezembro de 2008 - UFC 92  

Resultado - Mir vence por TKO - R2 

Um dos maiores pesos pesados de todos os tempos, Rodrigo 'Minotauro' Nogueira estava voando alto, em dezembro de 2008. Depois de se tornar o primeiro homem na história a conquistar títulos no UFC e no Pride, ele também ganhou uma nova base de fãs como treinador na oitava temporada de The Ultimate Fighter. Mas Mir, o técnico adversário e do UFC 92, pôs fim a anos da grande lenda brasileira de forma enfática, mostrando novas facetas em seu jogo quando se tornou o primeiro homem vencer uma luta por nocaute técnico contra Minotauro. Foi uma noite triste para os fãs de Minotauro, mas uma alegria para os fãs de Mir, que tinha finalmente colocado os demônios de seu acidente de moto de lado para voltar ao topo do mundo do MMA.  

 

Cheick Kongo - 12 de dezembro de 2009 - UFC 107  

Resultado - Mir vence por finalização - R1 

Depois de perder a luta que unificaria títulos de forma avassaladora, em sua revanche com Lesnar no UFC 100, Mir estava em um dilema. Ninguém ia querer vê-lo em uma terceira luta com o campeão a não ser que ele fizesse algumas mudanças em seu treinamento e fosse impactante em sua luta seguinte. Ele fez os dois, subindo para 119 quilos e, em seguida, destruindo Cheick Kongo em apenas 72 segundos. De repente, Mir estava de volta ao radar de todos como um potencial desafiante ao título peso-pesado, e se bater Carwin no dia 27 de março pelo cinturão interino, ele não será apenas o segundo homem a conquistar um título dos pesados do UFC em três oportunidades, ele vai ser o próximo da fila a enfrentar Lesnar.