Skip to main content
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Dunham surpreende Escudero; Simpson vence Lawlor por pouco

Por Thomas Gerbasi 

FAIRFAX, VA, 11 de janeiro - Imbatível, porém ainda sem a atenção merecida, Evan Dunham conquistou a maior vitória da sua jovem carreira no UFC nesta segunda-feira, no Patriot Center, marcando 3-0 na organização com uma vitória de virada no terceiro round por submissão sobre Efrain Escudero, vencedor da oitava temporada do The Ultimate Fighter. Essa foi a primeira derrota de Escudero como profissional. 

 

A luta começou rápida, mas nenhum dos lutadores dava golpes relevantes. Esse cenário mudou completamente na segunda metade do round, quando uma joelhada de Escudero (13-1) na cabeça de Dunham desnorteou o lutador. A promessa do Oregan tentou voltar à luta, mas Escudero continuou disparando golpes, chegando a derrubar seu adversário com uma direita. Escudero foi, então, em busca da finalização, mas Dunham (10-0) se recuperou rapidamente e quase encerrou a luta com um triângulo. Escudero conseguiu se libertar e respondeu com uma tentativa de guilhotina, mas o golpe falhou. 

 

Dunham começou a encontrar seu alcance em seus ataques no segundo round e seguiu atacando Escudero. Com pouco mais de dois minutos faltando, Dunham conseguiu uma queda e conquistou mais alguns pontos com golpes no chão, antes de pegar as costas de Escudero no minuto final, terminando um grande round com mais golpes. 

 

Com a luta ainda em aberto, Dunham veio forte para o round final, talvez um pouco rápido demais ao ser pego em um guilhotina. Depois de alguns momentos tensos, Dunham escapou, os dois levgantaram e Dunham derrubou. Escudero tentou escapar, mas Dunham não estava disposto a libertá-lo, conseguindo prendê-lo em um armlock. Escudero tentou achar uma forma de sair, não conseguiu, e foi forçado a bater no chão aos 1:59 do último round. 

 

Lawlor vs. Simpson

O peso médio Aaron Simpson manteve o seu recorde intacto de forma dura, sobrevivendo a um primeiro round dominado e vencido por Tom Lawlor, e conquistando a vitória em uma decisão dividida no terceiro round. 

 

Os placares de 28-29 (duas vezes) e 28-29 para Simpson foram recebidos com vaias pelos fãs, que estava apoiando Lawlor desde o momento em que ele entrou no Octógono com a antiga música tema de Hulk Hogan na WWF. Ambos os lutadores tiveram um grande desempenho nesse embate de 15 minutos. 

 

As duas promessas entraram na luta desde o início, e foi Lawlor quem, surpreendentemente, começou a vencer a batalha de golpes, ao derrubar Simpson repetidamente. E ele manteve a pressão, à medida que o round continuava, e enquanto a cabeça de Simpson estava na luta, ficava cada vez mais claro que as suas pernas não estavam. Lawlor, cautelosamente agressivo, continuava a pressionar, mas Simpson se recusava a apanhar de forma indiferente. 

 

Tentando mudar o cenário, Simpson voltou ao básico, levando Lawlor ao chão no segundo minuto. Lawlor fez de tudo para voltar em pé e derrubou rapidamente antes de levar Simpson à cerca. Depois, Simpson seguiu, e os dois se confrontaram novamente. Depois de separados, Simpson conseguiu alguns golpes duros, mas foi Lawlor quem encerrou o round com uma tentativa de guilhotina. 

O terceiro round começou com mais trocas em pé antes dos dois clincharem novamente e irem de encontro à cerca. Simpson iniciou a ação, mas Lawlor se manteve perigoso durante o tempo. Na metade do round, Simpson começou a ter o controle da luta e conseguindo grampeou nas costas de Lawlor faltando menos de dois minutos. Como não ia conseguir nada, Simpson soltou Lawlor, mas continuou a dominar a luta contra o cansado adversário. Ainda assim, os dois lutadores encerraram a luta com uma certa excitação. 

 

Com a vitória, Simpson chega a 7-0; Lawlor cai para 6-2 com um no contest. 

 

Sadollah vs. Blackburn

Com a casa lotada em polvorosa, Amir Sadollah deu de presente aos fãs uma grande performance, mostrando uma impressionante forma de golpear, tanto em pé, quanto no chão, vencendo por decisão unânime em três rounds o veterano 'Bad' Brad Blackburn, no meio-médio. Todos os três juízes deram 30-27 para Sadollah.

 

Depois de uma excelente recepção do público da sua cidade, Sadollah foi logo ao que interessava, se utilizando de chutes para manter Blackburn desestabilizado - tornando-o assim suscetível aos seus outros golpes. Blackburn tentou se manter o mais perto que pôde, mas no minuto final foi golpeado com uma combinação de direto e uppercut de esquerda. Sadollah seguiu para terminar, mas estranhamente tentou uma queda ao invés de encerrar a luta em pé. 

 

No final do primeiro round, Blackburn recuperou suas pernas e se mostrou ofensivo, chegando a derrubar Sadollah no terceiro minuto. Boa parte das ações aconteceram nas grades, com cada lutador tendo seu momento. E isso se seguiu ao retornarem para o centro do octógono, com Sadollah tendo uma pequena vantagem. 

 

No início do ultimo round, Sadollah derrubou Blackburn novamente, dessa vez com o joelho. Em seguida, Sadollah foi de encontro ao oponente com golpes fortes até levá-lo à cerca para outro duro rally. A essa altura, Blackburn já esperava uma parada e um recomeço de luta, mas Sadollah seguiu atacando para que isso não acontecesse, e selou a vitória no processo. 

 

Com a vitória, Sadollah melhora seu recorde para 4-1; Blackburn cai para 15-10, com uma não-luta. 

 

Nas lutas preliminares envolvendo brasileiros, três resultados distintos o carioca Rafael dos Anjos bateu por decisão unânime a Kyle Bradley, Thiago Tavares empatou com Nik 'The Carny' Letz e Jay Silva foi derrotado por Chris Leben por decisão unânime. 

 

Outros resultados

Nick Catone venceu Jesse Forbes por decisão dividida Gerald Harri venceu John Salter por TKO aos 3:24 - R3 Rory MacDonald venceu Mike Guymon por armlock aos 4:27 - R1 Rick Story venceu Jesse Lennoix por decisão majoritária.