Skip to main content
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Diego Sanchez - O Pesadelo Antes do Natal

Por Thomas Gerbasi - A maioria dos planos que fazemos para o Ano Novo caem por terra tão logo eles são pronunciados ou colocados em um papel. Mas Diego Sanchez nunca foi do tipo de seguir esses ditados - dentro ou fora da Octagon - então, quando ele decidiu o que 2009 reservaria para ele, ele tinha a intenção de tornar cada meta uma realidade. E isso não era algo tão trivial como perder peso ou equilibrar as finanças. 

Por Thomas Gerbasi 

   

A maioria dos planos que fazemos para o Ano Novo caem por terra tão logo eles são pronunciados ou colocados em um papel. Mas Diego Sanchez nunca foi do tipo de seguir esses ditados - dentro ou fora da Octagon - então, quando ele decidiu o que 2009 reservaria para ele, ele tinha a intenção de tornar cada meta uma realidade. E isso não era algo tão trivial como perder peso ou equilibrar as finanças. 

   

"No final de 2008, eu elaborei como metas para 2009 a entrada na categoria até 70kg, baixar de peso, ser dominante, lutar contra os adversários tops e terminar o ano com cinturão em volta da minha cintura," Sanchez disse ao UFC.com. 

   

Até aqui, tudo bem. 

   

Sanchez, um competidor meio-médio respeitado que compilou um registro 7-2 na categoria até 77kg depois de vencer o TUF 1 entre os médios, fez a mudança para 70kg em fevereiro, e venceu uma luta (em ritmo acelerado) por decisão unânime. Em seguida ele foi igualmente enérgico contra Clay Guida em junho, e Sanchez ganhou mais um luta de três rounds candidata ao combate do ano. 

   

Então vamos recapitular por um segundo ... 

   

Baixar para 70kg ... feito 

   

Ser dominante e lutar contra os adversários tops... feito 

   

Há apenas mais um objetivo para Sanchez, e é obviamente o mais difícil. E você pode imaginar como ele está esperando pela oportunidade de tentar bater BJ Penn pela coroa leve do UFC na luta principal da edição107 neste sábado, em Memphis. E embora ainda realizando um sonho, se derrotar um dos melhores lutadores já vistos e ganhar um título ao mesmo tempo poderá ser - e deve ser - uma tarefa difícil, mas Sanchez está curtindo o momento. 

   

"Eu sou cara que sempre põe grandes expectativas em cada luta, por isso não há pressão," ele disse. "Sinto que há sempre a mesma quantidade de pressão em cada luta, porque cada luta é importante. Mas esta luta é especial para mim. Pela primeira vez na minha carreira, eu estou lutando por um título mundial, e mais importante, contra o meu adversário, BJ Penn. O cara é provavelmente o mais dominante peso leve na história do UFC, e eu estive esperando por esta luta com BJ Penn por muito tempo. Porque eu sempre soube que a luta contra ele traria o melhor Diego Sanchez, e Diego Sanchez enfrentando BJ Penn vai trazer o melhor dele. Assim nós dois vamos ser exigidos para ver quem tem mais coração e quem é o melhor lutador - e é isso será a tônica da luta, porque eu sinto que estamos bem em todas as áreas." 

   

A luta é interessante para ser detalhada, Penn tem um longo tempo no esporte e a experiência de ser campeão, Sanchez tem o wrestling e o ótimo condicionamento, e todos os "SES" que vem junto com qualquer luta pelo título. Mas Sanchez é bastante sucinto quando detalha como ele vai fazer para sair do Octagon, montado no FedEx Forum com o cinturão. 

   

"Primeiro, você tem que estar em forma e ter uma boa estratégia, eu acredito que temos uma boa estratégia, e estou em grande forma," ele disse. "Segundo, é só o seu estado mental, e eu nunca tive problemas com a pressão. Terceiro, ir para o cage com a mentalidade de que sou um campeão e que sou o melhor. E então eu vou dominar essa luta e vou vencer, e é por isso que campeões são campeões - é porque eles têm essa mentalidade e eles são capazes de realmente acreditar, e eles tem a fé em seus corações que podem realizar isso. Isso é algo que eu sempre tive e essa fé e o sistema de convicção sempre me acompanharam." 

   

E apesar das risadas daqueles que acham seu modo de personalidade um pouco estranho, bem como suas derrotas para Josh Koscheck e Jon Fitch, ele usou seu foco único para levá-lo através de águas traiçoeiras desde que chegou no UFC em 2005. Basta dar uma olhada em seu currículo e as vitórias sobre Kenny Florian, Nick Diaz, Karo Parisyan, Joe Riggs, Joe Stevenson, e Guida irão demonstrar mais do que qualquer alfinetada. 

 

Mas chegar a uma disputa pelo título é apenas o começo. Ganhar o cinturão é uma história totalmente diferente, e Sanchez sabe disso, assim ele tem se preparado nesse sentido, trazendo seu preparador físico - Steve Maxwell - para elevar seu cardio a novas alturas em sua viagem inaugural de uma luta de cinco rounds. 

   

"Para as minhas duas lutas anteriores até 70, fiz toda a minha própria preparação física, por isso contratei um dos melhores treinadores, Steve Maxwell, e eu me sinto muito mais forte e minha resistência está muito melhor," ele disse. "Outro dia eu fiz dez rounds de cinco minutos e nós melhoramos em tudo, mas fomos inteligentes em exigir o máximo sem chegarmos a fadiga. É uma ciência, e nós fizemos um trabalho muito bom sobre isso. Estamos prontos para ir lá e ter uma vitória impressionante." 

   

Praticamente todos os parágrafos de Sanchez nos dias de hoje culminam com alguma forma de proclamação de vitória. E isso é um reforço mental positivo por tudo que ele tem feito na academia. Isso ajuda Sanchez, se ele se tornar campeão mundial no sábado à noite, a lidar com o que ainda esta por vir, um novo nível de fama e um novo conjunto de obrigações a cumprir. 

   

"Já comecei a visualizar e me preparar para o que está por vir,” ele disse. "Ser  campeão vai mudar tudo, vou ter que reforçar o meu jogo em todos os aspectos da vida para ser um verdadeiro campeão. Será uma grande responsabilidade, mas eu acho que o momento não podia ser mais perfeito para mim." 

   

Mas abrir sua vida para o mundo e ver a sua privacidade invadida a cada nova entrevista ou aparições no rádio e televisão, não é tão difícil quanto lidar com novos amigos e membros da família que aparecem como num passe de mágica, certo? 

   

"É, mas eu ainda vou ter um bom círculo de pessoas ao meu redor para me ajudar a filtrar todas essas coisas ruins e tudo o que virá na minha direção, e tenho certeza que através das boas oportunidades me afastarei de falsidades e sanguessugas.” 

   

Se tudo indica que Sanchez, aos 27 anos, tem tudo planejado, ele pode, mas você não vai ouvir isso saindo de sua boca. Já que ele ainda sabe, que é um trabalho em progresso. 

   

"Eu ainda estou trabalhando nisso", ele ri. "Sei que é difícil, mas só vai ficar mais difícil agora, com o cinturão. Mas ao mesmo tempo em que as coisas estão ficando mais duras, as coisas também vão ficar mais fáceis, então quando você olha desse jeito, tudo se equilibra." 

   

Diego Sanchez está no momento certo para a maior noite de sua vida, e ele alcançou o equilíbrio na hora que ele mais precisava. Tudo o que resta é lutar. 

   

"Ele (Penn) é a minha luta mais dura e eu tenho que dizer, provavelmente, o adversário mais habilidoso que eu já enfrentei," Sanchez disse. "Vai ser uma luta boa, nós dois vamos trazer tudo o que temos, e eu vou ter mais." 

   

Isso faz com que você imagine o que a lista de metas dele vai ter em 2010.