Skip to main content
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Conheça John Lineker, primeiro brasileiro a lutar na divisão mosca do UFC

Aos 22 anos de idade, John “Mão de Pedra” Lineker terá a grande oportunidade da carreira. Com a chegada da categoria de moscas ao UFC (57kg), o brasileiro pode almejar grandes conquistas, como, por exemplo, o título da divisão, ainda sem dono. Para tal, que é o seu maior objetivo, Lineker terá de por em prática toda a experiência conquistada nas 24 apresentações que fez, com 19 vitórias e cinco derrotas. Na cabeça do lutador, o céu é o limite, e a sua estrela vai brilhar.  

A história de John Lineker começa no dia 1º de janeiro de 1990, no Paraná. O estado é conhecido por ter formado alguns dos maiores lutadores brasileiros, como Maurício Shogun, ex-campeão peso meio-pesado do UFC e médio do GP do Pride, e Wanderlei Silva, um dos maiores ídolos do Brasil na modalidade, ex-campeão médio do Pride FC e GP. No entanto, ao contrário dos citados, que desenvolveram as técnicas de combate na cidade de Curitiba, Lineker treina até hoje no município onde nasceu, Paranaguá, cidade portuária localizada no litoral do estado. 

John não teve uma infância fácil. No lugar das brincadeiras com as outras crianças, o trabalho vinha em primeiro, ainda mais por ter se casado tão cedo, aos 15 anos de idade. Mas o esporte também estava presente no seu cotidiano, atuava nas quadras de handebol nos Jogos Escolares quando, em 2004, aos 14 anos, passou a praticar lutas. 

A primeira modalidade foi o boxe, quesito que costuma apresentar com desenvoltura no MMA, com oito nocautes no cartel. Entrou no ringue pela primeira vez aos 16 anos e logo se tornou campeão paranaense de pugilismo. Talentoso, foi incentivado pelos amigos a treinar Jiu-Jitsu e tratou de praticar também a luta de chão aos cuidados do mestre Marcelo Ribeiro. Em 2008, com 18 anos, estreou no MMA. Contra Maurício Alves, no Paranaguá Fight 2, nocauteou no segundo assalto, o que já fez valer o apelido Mão de Pedra. 

Depois do início fulminante, o sucesso no MMA se tornou uma incerteza. Em 2009, Lineker fez nada menos que nove apresentações, algumas num espaço de apenas uma semana. O tiro saiu pela culatra e o lutador acumulou todas as cinco derrotas que possui no cartel. A virada veio em 2010. Desde então, não perdeu mais, hoje numa série de 13 triunfos. 

Entre as grandes conquistas da nova fera do UFC, o título no GP do Nitrix, em que bateu dois oponentes na mesma noite, e o cinturão peso galo do Jungle Fight. Na organização de Wallid Ismail (veterano do Pride e UFC), John fez quatro lutas, com uma finalização e dois nocautes. Na disputa de cinturão, em setembro de 2012, uma batalha contra o experiente Iliarde dos Santos que, na ocasião, contava com 30 desafios no cartel. O resultado positivo, por decisão dividida, abriu caminho para o seu maior sonho, o UFC. 

A estreia no Octógono acontece no dia 5 de maio, em Nova Jersey, no UFC: Diaz vs. Miller. Pela frente, estará Louis Gaudinot (5-2), que participou da 14ª edição do “The Ultimate Fighter”, derrotado no Finale do reality show, em dezembro de 2011. Coincidentemente, Lineker e Louis costumam entrar para os combates com os cabelos tingidos de verde. 

O brasileiro ri da situação, diz que talvez mude a cor dos cabelos para a estreia. O mais importante é que os treinamentos seguem a todo vapor. Além do mestre Marcelo Ribeiro, o boxe é afiado por Eraldo Sousa e o muay thai por Erikson Lima. Entre os sparrings, um companheiro de apelido sugestivo, Tião “Funerária”. Na cabeça do novato em UFCs, a chance de dar uma vida mais digna à família. Para isso, mais uma vez, diz que quer o cinturão.
 Será Lineker capaz? No dia 5 de maio teremos a primeira resposta...