Skip to main content
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Campeões do TUF Brasil, Jason e Mutante são os astros do 1º "UFC Day" no Instituto Reação

Lutadores participaram de aulão com Flávio Canto, dividiram histórias de superação e confirmaram convites para lutar no UFC Rio (153), no dia 13 de outubro, na HSBC Arena    

Dando continuidade à parceria de longo prazo com o Instituto Reação, anunciada em março deste ano, o Ultimate Fighting Championship levou nesta quarta-feira, dia 18, duas de suas mais novas estrelas ao Complexo Esportivo da Rocinha para interagirem com os jovens atletas do projeto social.  

Rony Jason e Cezar Mutante, vencedores da primeira edição do reality show The Ultimate Fighter Brasil, juntaram-se ao medalhista olímpico de judô Flávio Canto, idealizador do Instituto, para a primeira edição do “UFC Day”, que contou com a participação de cerca de 50 crianças e jovens beneficiados pelo projeto.

Jason e Mutante participaram de um aquecimento especial comandando por Flávio Canto, treinaram posições de jiu-jitsu e quedas e dividiram experiências pessoais com as crianças, dando exemplos de superação em suas próprias vidas. Além disso, Jason aproveitou para confirmar verbalmente sua participação no card do próximo UFC no Brasil, marcado para o dia 13 de outubro, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro. Mutante, que também recebeu o convite da organização, espera liberação médica para saber se estará apto a lutar em outubro.

“Eu saí de casa muito novo, dormi em tatame, passei fome antes de chegar aqui. Mas cada obstáculo só me deu mais e mais garra”, compartilhou Rony, natural de Quixadá, no Ceará, que atualmente também treina no Rio de Janeiro, no centro de treinamento dos irmãos Minotauro e Minotouro Nogueira. “Espero agradar às pessoas no dia 13, que é um dia muito especial pra mim. No próximo UFC Rio, vocês vão ver o Jason de sempre, nocauteador e finalizador”, completou o lutador de 28 anos, campeão peso pena da primeira edição do TUF realizada fora dos Estados Unidos.

Mutante, vencedor dos pesos médios da mesma edição, também compartilhou um pouco de sua trajetória, comentando que viu no esporte a força para superar as dificuldades em sua vida. O lutador paulista, que hoje em dia vive em Belo Horizonte, deu um conselho às crianças:

“A vida é feita de escolhas. Os que vocês quiserem ser, vocês serão. O que vocês quiserem ter, vocês terão. Basta arregaçar as mangas e ir atrás”, declarou. “Eu trabalhei em academia, dormi em tatame, fui treinar a base de pão e refrigerante. Mas isso me deixou cada vez mais decidido. Hoje em dia, construí uma carreira, uma família, uma casa”.

Emocionado, Flávio Canto foi o encarregado de levar os treinos, guiando um animado aquecimento com as crianças e os lutadores. Flávio também falou mais sobre o projeto, que atinge cerca de 1200 crianças de diversas comunidades carentes do Rio de Janeiro, e do apoio do UFC, oficializado em março de 2012 com uma cerimônia no Complexo Esportivo da Rocinha. O incentivo do Ultimate à entidade se estende tanto às atividades esportivas – por meio da total renovação do dojô e da academia de musculação – quanto educacionais e artísticas – com apoio às salas de aula e oficinas de vídeo, fotografia e grafite.

Ao final do evento, os vencedores do TUF ainda fizeram a alegria da garotada, assinando quimonos, tirando fotos e dando autógrafos nas camisas e pôsteres oficiais do UFC que foram distribuídos para os participantes. Ambos ainda não têm adversários definidos para o evento de outubro. O UFC Rio (153), quarto evento que o UFC realizará no Brasil, só tinha uma luta confirmada até então, entre o brasileiro Glover Teixeira e o americano “Rampage” Jackson.